A atuação do profissional farmacêutico tem passado por grandes mudanças desde a revolução industrial, que permitiu o surgimento das indústrias farmacêuticas. Antes, estes profissionais boticas eram responsáveis pela preparação e venda do medicamento, mas hoje em dia assumem o posto de especialistas sobre os medicamentos produzidos no mercado.
Foto: DINO / DINO
De acordo com uma pesquisa realizada pela empresa de serviços de pesquisa clínica IQVIA, o Brasil é o 6º maior mercado farmacêutico do mundo, atrás de China, Estados Unidos, Japão, Alemanha e França. Além disso, de acordo com dados do Sindusfarma, o Brasil apresentou um crescimento de 15,7% na venda de medicamentos genéricos, que aproveita as oportunidades de operação e desenvolvimento dos profissionais da área.
Procurando promover a atuação e a capacidade técnica do profissional farmacêutico, a agência TRACK Brasil e a rede Drogasil realizaram, através das redes sociais, uma série de perguntas e respostas com a participação dos farmacêuticos que fazem parte da equipe de colaboradores da marca.
A campanha tem como objetivo reforçar o posicionamento da farmácia que une experiência e cordialidade. “Acreditamos que para cuidar da saúde de nossos clientes, é necessário, antes de conquistar a confiança deles, e a única forma de conquistarmos essa confiança é através da experiência deles na loja e a interação com os especialistas, isso faz do farmacêutico o protagonista do posicionamento da Drogasil é cuidar de perto das pessoas, em todos os momentos da vida”, diz Marcello De Zagottis, VP da área Comercial e de Marketing.
Sempre disposta a responder e interagir com seu público através das redes sociais, a Drogasil tem hoje em dia os canais digitais como um das principais fontes de acesso e proximidade com o público e por esse motivo decidiu usar as redes sociais para compartilhar um conteúdo informativo, relevante e que enaltecesse a importância do farmacêutico.
Usando exclusivamente todos os recursos do Instagram e do Facebook, a dinâmica da campanha foi simples, os seguidores devem enviar sua pergunta através direct e depois de algumas horas, a resposta foi publicada através story, além disso, a Drogasil promoveu uma live em parceria com o MUFA – Museu do Universo de Farmácias – para que o farmacêutico possa tirar as dúvidas do público. No final da ação, a marca lançou um vídeo em homenagem ao Dia do Farmacêutico, que se celebra no dia 20 de janeiro.
Fonte: Terra