O
o faturamento das lojas das redes gerenciadas por Farmarcas em 2018 superou as
projeções e alcançou o impressionante valor de R$ 2,2 bilhões. Para atingir essa
meta, o valor apresentou o significativo crescimento de 44,86% em comparação com o
no ano anterior.
Nesse mesmo
período, o mercado farmacêutico brasileiro cresceu 12,00%, faturando us$ 120,3
mil milhões. Com isso, a Farmarcas ganhou uma grande representatividade no mercado,
passando a responder por 1,82% do faturamento nacional das farmácias, enquanto que
em 2017, a sua participação foi de 1,52%.
Os números
foram muito acima do mercado e têm ocorrido por diversos fatores, entre os quais
a preocupação constante com a gestão das lojas, dando suporte em áreas cruciais
como financeiro, administração e marketing, que permite que as lojas das
redes tenham diferenciais competitivos nas regiões em que atuam.
”
Farmarcas vem mostrando ao mercado que, apesar de tantas adversidades,
gerir uma empresa de forma profissional é possível, desde que se tenha
destinatários, estratégias e ferramentas adequados. Para isso, montou-se um
estrutura que acompanha os associados no dia-a-dia e que permite
diferenciais para um crescimento acima do mercado”, explica Edison Tamascia,
o presidente da Farmarcas.
Dentro
nesta estrutura existem diferenciais, como uma área de Sucesso do Associado que, como seu nome diz, busca o desenvolvimento
constante das farmácias pertencentes ao grupo. Outro ponto a destacar
são os anjos,
profissionais que ajudam as lojas com contato direto para tirar
dúvidas, auxiliar em assuntos do dia-a-dia, auxiliar na análise mensal do
resultado, entre outras ações.
Força
nacional
Além de
estrutura de suporte, outro fator que fez com que o crescimento se acelerasse
foi a abertura de novas lojas, as redes gerenciadas por Farmarcas fecharam o
ano com 857 lojas ativas, foram 215 abertas durante o ano, nas mais variadas regiões
do país, já estando em 21 estados, além do Distrito Federal.
“Por mais
que os números de aberturas de lojas sejam expressivos, antes de um novo
associado entrar em uma de nossas redes, existe toda uma preocupação em ver
realmente é compatível com nosso modelo de negócios. No caso das lojas já
existentes analisam-se, também, o ponto comercial atual e a estrutura. E é
é fundamental que estes se ajustem a nossa infra-estrutura e layoutização, para que
obtenha os resultados esperados”, explica Paulo Costa, director-geral.
Campanha
foi o ponto culminante de
Para que as
redes que se destaquem, um ponto que é essencial é um marketing
estratégico, com foco em resultados. Em 2018, um dos destaques foi a Promoção Farmarcas 2018 – a Realização dos sonhos!!! que sorteou
uma casa no valor de R$ 300mil e nove veículos mais populares no valor de R$
35mil. Durante o período
de setembro a novembro, foi ocupado o valor de R$254.185.399,61, ocorrendo
6.685.183 transações relacionadas com a Campanha
De acordo com Carlos Vieira, diretor de marketing da Farmarcas, a promoção chamou a atenção do mercado para as redes que fazem parte do grupo. “Conseguimos alcançar todas as expectativas em relação com a promoção. Fizemos uma ação grandiosa. E nos demos conta de que ninguém do varejo farmacêutico fez tamanho do investimento em promoções durante o momento atual, em que se mostra como nosso modelo mantém o crescimento e o fortalecimento das estratégias”, analisou o diretor. Para 2019, o objetivo é chegar a 1.000 lojas está muito perto, com muitas lojas de todo o processo de montagem e outras com contratos já assinados e que assumem a sua adaptação nas próximas semanas. No entanto, os objetivos são maiores, até o fim do ano, a previsão de faturamento de R$3 bilhões, fechando o ano com 1100 lojas, buscando se tornar o 4º maior grupo farmacêutico do país.
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico
Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2019/02/22/crescimento-a-farmarcas-em-2018-foi-de-45