Confira o perigo de consumir medicamentos vencidos | Panorama Farmacêutico – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

É comum ter em casa um pequeno estoque com medicamentos que podem fazer toda a diferença em situações de emergência ou do dia-a-dia. Quando vem aquela dor de cabeça que chega a gerar insônia depois de um dia cansativo, ou aquela azia, é confortável de ter em mãos um analgésico, antitérmico ou um antiácido para recorrer a uma solução rápida para o alívio de dores e mal-estar.

De acordo com Mathias Adorno, farmacêutico de formação, “o perigo da ação farmacêutico home é a prática da automedicação”. De acordo com o executivo, ao primeiro sinal de desconforto, as pessoas recorrem a um medicamento que está guardado há muito tempo, sem nem mesmo verificar a data de validade, principalmente no momento da crise.

O especialista explica que o prazo de validade, seja de produtos, alimentos ou medicamentos, é a data-limite em que o fabricante garante completa segurança e eficácia do medicamento e, por isso, é importante ser respeitado.

Riscos ao ingerir medicamentos vencidos

“É fundamental destacar que, após este período de tempo determinado pela indústria farmacêutica, a eficácia da solução pode não ser a mesma. Ou seja, se você está com dor ou desconforto e optar por tomar um medicamento vencido, os sintomas podem não passar”, comenta o executivo. Mas, esse não é o maior problema que pode ser causado por tal negligência. De acordo com Adorno, ignorar este prazo pode resultar em graves conseqüências. “Muitas pessoas precisam de medicamentos controlados ou de uso contínuo e, portanto, quando estes medicamentos perdem a sua eficácia, podem colocar em risco a integridade física, psíquica, e até mesmo a vida do usuário”.

Os Antibióticos, por exemplo, a combater infecções específicas, e em caso de que o remédio está fora da validade, não pode oferecer a mesma capacidade e, portanto, um processo infeccioso não resolvido pode acarretar sérios problemas, desde a persistência dos indícios até um agravamento do quadro. Pelas dúvidas, verifique sempre a data de validade antes do consumo de medicamentos, vitaminas, cosméticos e alimentos, para que não cause nenhuma consequência ou dano que pode ser evitado no caso de que este cuidado seja tomado.

Fonte: Crítica.net

Fonte: panoramafarmaceutico.com.br/2018/10/17/confira-o-perigo-de-consumir-medicamentos-vencidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *