Morre aos 94 anos, o empresário Ueze Elias Zahran
Posted By : SindigásComments Off
Fonte: G1
imagem28-12-2018-07-12-19
Morreu nesta quinta-feira (27), em São Paulo (SP), aos 94 anos, o empresário Ueze Elias Zahran.
Filho de imigrantes libaneses, o fundador do Grupo Zahran nasceu em Bela Vista (MS), em 1924, e deixa um legado de empreendedorismo aliado à responsabilidade social e ambiental e ficará na história por sua contribuição ao desenvolvimento da região Centro-Oeste.
Ele deixa sua esposa, dona Lucila Zahran, quatro filhos: Francisco, Ana Karla, Simone e Carlos Eduardo, os irmãos Jeannete e Nagib, netos, bisnetos e sobrinhos.
Ueze é o segundo de seis irmãos. Além dele, os pais tiveram Eduardo, Jorge, João, Nagib e Jeannette.
imagem28-12-2018-07-12-26
Homem de negócios
O sustento da família Zahran vinha do comércio. Ueze trabalhava com o pai, Elias Zahran, em um bar, cuja maior renda provinha de uma torrefação de café. No início da década de 1940, instalou-se em Campo Grande, uma torrefação de café de grande porte e, com isso, a família se desfez do bar e abriu uma padaria.
Ueze sempre quis ser profissional e ter seu próprio negócio, até que comprou uma empresa de torrefação e conseguiu a autorização do governo brasileiro para exportar o café de Campo Grande para o Brasil. No entanto, por uma questão comercial entre Argentina e Brasil, tiveram que encerrar as atividades.
imagem28-12-2018-07-12-33o Primeiro grande negócio
Nesse período, em 1954, em uma viagem para São Paulo com a mãe, dona Laila Jorge Zahran, que se encantou com as instalações de gás de cozinha e pediu a seu filho, a novidade da época. Isso lhe deu uma idéia ao empreendedor.
“Ela (a mãe, Laila Zahran) começou a rir quando viu a chama azul debaixo da panela. Imaginei tantas mães felizes vendo a chama azul debaixo da panela”, lembrou, em entrevista concedida à Rede Matogrossense de Comunicação (RMC).
Depois de muitas pesquisas sobre o tema, se convenceu de que era um grande negócio.
Dois anos após a criação da Petrobras, quando surgiram as primeiras refinarias de petróleo no país, o processo de distribuição de GLP aumenta com o crescimento do mercado de fogão a gás e, em 1955, Ueze Zahran criou a Copagaz.
imagem28-12-2018-07-12-41
Logo após o casamento com d. Lucila Peluffo, viajou para São Paulo em busca de uma representação para instalar o comércio em Campo Grande, e voltou como representante de uma distribuidora de gás.
Com pouco capital, mas com muita disposição, começou as atividades na distribuição de GLP, e em outubro desse mesmo ano, percorria as ruas de Campo Grande, o primeiro caminhão de entrega de gás da Companhia Paulista de Gás – Copagaz, razão social foi alterada para Copagaz Distribuidora de Gás Ltda.
Sessenta anos depois da instalação, a Copagaz é a quinta maior distribuidora de GLP do Brasil.
imagem28-12-2018-07-12-48
Comunicação
A carreira empresarial de Ueze Zahran não se limitou ao ramo do GLP.
Naquela época, o país tinha 26 emissoras de televisão. Ueze entrou na concorrência para a concessão de canais de televisão e ganhou o direito para montar três estações geradoras, em Campo Grande, Cuiabá e Corumbá.
imagem28-12-2018-07-12-54
Em 1965, juntamente com os irmãos, inaugurou a TV Morena, em Campo Grande, a primeira emissora de Mato Grosso, antes da divisão do estado, e, dois anos depois, a TV Centro América, em Cuiabá, dando início a uma Rede Matogrossense de Televisão, hoje em dia, a Rede Mato-Grossense de Comunicação.
“Eu trabalhava de dia e de noite. Meu descanso era da Jovem Guarda. Achava aquilo tão bonito que não podia ficar limitado às grandes cidades somente. Eu pensava que o meu povo do estado de Mato Grosso tinha o direito de ver aquela beleza, a Jovem Guarda, Roberto Carlos e da turma dele”, contou em entrevista.
Em princípio, a programação era gerada por outras emissoras de TELEVISÃO e em janeiro de 1976, a Rede Matogrossense de Televisão tornou-se uma filial da Rede Globo.
Hoje, com sete canais de TELEVISÃO, rádios e sites da web, a Rede Mato-grossense de Comunicação é uma das maiores empresas do setor do país.
imagem28-12-2018-07-12-01
Ação social
Ao longo da vida dos negócios, Ueze investiu nos mais diversos setores da economia, como o comércio, agroindústria, alimentação, telecomunicações, indústria e energia. Sempre priorizou a responsabilidade social e, em 2015, recebeu da ONU o título de Guardião dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Foi fundada em 1999, a Fundação Ueze Zahran, que proporciona, entre outras ações sociais, educação para adultos, o curso de computação para idosos e de promoção cultural para jovens e crianças.
imagem28-12-2018-07-12-08a Paixão por cavalos
Apaixonado por cavalos árabes, Ueze Zahran montou, em 1988, um haras, na fazenda dele, em Campo Grande. Na propriedade, iniciou a criação de cavalos e, posteriormente, tornou-se um dos mais importantes criadores da raça.
Ballut, um tordilho branco, era um dos favoritos de Ueze Zahran e recebeu vários prêmios.