Poupança de gás: uma questão de atitude
Posted By : SindigásComments Off
Fonte: O Liberal
Especialista dá dicas básicas para fazer com que o gás de cozinha durar mais tempo e também se fala de medidas de segurança que evitam acidentes
Com a crise que se instaurou no País, o gás, o elemento indispensável nas cozinhas brasileiras, era muito mais caro – cerca de 12%, de acordo com as investigações. Por isso, rever conceitos na hora de cozinhar implica economizar a quantidade de gás utilizado e também é uma questão de segurança.
“A subida dos preços do gás de cozinha pesava no bolso dos consumidores nos últimos tempos e a busca de valores mais baixos, muitas pessoas se arriscam a comprar garrafas de revendas clandestinas. Com isso, o risco de acidentes aumenta consideravelmente, já que esses produtos não passam por nenhum tipo de controle de qualidade e segurança”, alerta Octavio Tranchesi, diretor de marketing da aplicação da Chama.
Destaca-Se também que as revendas que não contam com a autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo) para operar, não cumprem os requisitos de segurança. “A economia não compensa o risco, porque tanto a bola como o conteúdo que podem ser alteradas”. Um dos principais cuidados, de acordo com Tranchesi, é verificar se a bola está em perfeito estado para ser usado, sem riscos de acidentes. “Antes de comprar, é importante verificar, por exemplo, se não há sinais de ferrugem ou amassados e se o selo de segurança está intacta”, diz.
Tome nota dessas dicas / Especialista Octavio Tranchesi chama a atenção para questões básicas
O FOGO. Se as chamas do fogão decorrentes de cor amarela ou laranja, é sinal de que os bocais não estão funcionando devidamente. Isto implica um maior gasto de gás. O ideal é que as chamas sejam azuis.
EM PEDAÇOS. Antes de colocar os alimentos na panela, atenção ao tamanho deles: pedaços muito grandes demoram mais tempo para estar pronto.
PROVA DE VAZAMENTO. Toda vez que mudar a garrafa, faça o teste de vazamento. Ao conectar o regulador de pressão, passe bastante espuma de sabão entre a conexão do controlador e a boca da garrafa. Se aparecerem bolhas, é indicativo de escape, então o controlador deve ser desligado, e o procedimento se repete. Se as bolhas persistir, solicite a troca da bola.
VENTILAR O LOCAL. Ao perceber a fuga de gás, feche o registro imediatamente. Em seguida, abra as portas e janelas para que o ar circule. No Caso de que a luz está desligada, não acende, já que pode causar uma explosão.
LONGE DE RALOS. Nunca instale a bola perto de ralos, grelhas de escoamento de água, caixas de esgoto e das instalações elétricas. A equipe deve manter uma distância mínima de um metro e meio de estes ambientes. Isso evita que, em caso de vazamento, o gás se depositar nesses locais e causar explosões.
Importante saber…
1 – Cuidado com a posição da mangueira
Algumas pessoas não prestam muita atenção na hora de colocar a mangueira do gás e da passados pela parte traseira do fogão. Isso não deve acontecer. A temperatura do forno pode danificar a mangueira e provocar vazamentos. Coloque a mangueira sempre de lado.
2 – Atenção aos prazos de validade
Uma mangueira vencida é um verdadeiro perigo e pode apresentar problemas como o acúmulo de sujeira ou seca, provocando a fuga de gás na colocação do fogão ou do botijão de gás. Recomenda-Se que são trocadas a cada cinco anos, no máximo, garantindo a integridade e a segurança da peça.
3 – Não faça ‘extensões’ a mangueira de gás
Nunca faça extensões improvisadas com várias mangueiras para aumentar o comprimento. Não mantenha a mangueira muito esticada – ambas as situações expostas aos consumidores a riscos.
4 – Mantenha a bola em um lugar ventilado
É importante prestar atenção no armazenamento de bola e não mantê-lo em lugares fechados e fechados, como armários, caves ou caixas. Também é importante manter o produto ao abrigo de fontes de calor, faíscas e redes elétricas.
5 – Não ‘esvaziar’ o botijão
Acreditando que vão aproveitar o gás até o final, algumas pessoas colocam a bola na posição horizontal. Mas, além de não ser verdade, colocar a bola nessa posição pode danificar a válvula, causar uma fuga e, em consequência, um acidente.
6 – Mantenha o gás, longe de produtos inflamáveis
Mantenha os produtos como o querosene, álcool, removedor, inseticidas e aerossóis armazenados em locais distantes de onde está a bola de gás. Caso contrário, em caso de vazamento, podem entrar em contato com o gás e causar explosões.
7 – Ajuste o regulador de pressão sem a ajuda de ferramentas
É importante fazer a instalação do controlador de pressão sempre de forma manual, já que as ferramentas que podem danificar a peça e ainda oferecem risco de produção de faíscas, em caso de que exista atrito com a bola.
Fonte: APP Chama