Diesel sobe e Bolsonaro não foi avisado, afirma o presidente da Petrobras
Posted By : SindigásComments Off
Fonte: EPBR
A Petrobras reajustou os preços do diesel nas refinarias em 4,84% da média nacional, depois de 26 dias de preços congelados. De acordo com o presidente da empresa, Roberto castello Branco, Bolsonaro não foi avisado sobre o reajuste, nem mesmo sobre a percentagem. “Está sabendo junto com vocês”, disse aos jornalistas durante coletiva, na sede da Petrobras.
A partir de amanhã, o diesel passa a custar, em média, de us$ 2,24, alta de R$ 0,10. O aumento médio é de 4,84%, mas varia de 4,5% a 5,1%, dependendo do ponto de entrega (refinarias e terminais).
Assim como todos os funcionários pesquisados, incluindo o próprio Bolsonaro, Paulo Guedes e Bento Albuquerque, Eduardo Branco defendeu que o ocorrido na semana passada não significou uma interferência do presidente na Petrobras. Na quinta-feira, 11, Bolsonaro chamou Eduardo Branco para tratar do assunto e da Petrobras (oficialmente, a diretoria decidiu reverter o aumento de 5,7% – superior ao anunciado hoje. Ou como foi traduzido Guedes, Bolsonaro chamou para falar “vem ca, eu estou comemorando os 100 dias de governo e pôs-se a diesel na minha cerveja?”
“O presidente Bolsonaro não me pediu nada, apenas me alertou sobre os riscos de uma greve de caminhoneiros. Reconheço que a preocupação é legítima, tanto que de imediato se promovi uma conference call com os diretores e a decisão foi suspender o ajuste para uma reavaliação”, afirmou Eduardo Branco.
E questionado sobre a comunicação do reajuste de hoje (passa a valer a partir de amanhã), o presidente da Petrobras disse que Bolsonaro “tem muitas coisas importantes para se preocupar, você não terá que se preocupar com o percentual de aumento do diesel. Seria um mau uso do tempo dele”.
Questionado o que mudou desde a semana passada para cá, em relação com o risco de greve e por que agora o aumento de ser possível, Castello Branco citou as iniciativas anunciadas pelo Ministério da Infra-estrutura em segunda-feira, 15. São, entretanto, medidas de longo prazo, como recursos para a realização de obras, reparação de estradas, de crédito do BNDES para a manutenção e compra de peças de reposição e melhoria das condições de trabalho na estrada. Há risco de greve? De acordo com o executivo, foi minimizado, “mas o risco sempre existe”.
Castello Branco chegou a afirmar que a Petrobras ganhou dinheiro nesse período de congelamento de preços, graças às operações de hedge realizadas para proteger a companhia das oscilações. Para justificar o aumento menor, de 4,84% em relação aos 5,7% na semana passada, o executivo explicou que houve uma redução no custo do frete. A tendência é que movimentos como o congelamento de preços, até mesmo, aumentar a participação da Petrobras no mercado de diesel, como aconteceu após os seis meses de subsídio.
“Por que a variação de preço é inferior a 5,7%? O frete marítimo, que é um componente do preço de paridade, o frete caiu e nós ganhamos com a operação de cobertura. O objetivo não é ganhar, é para se proteger. [Mas] isso permitiu aumentar 4,84%”
Nesta semana, surgiram novas informações sobre a venda de ativos da Petrobras. O modelo de venda de refinarias deve ser apresentado entre os meses de maio e junho e, de acordo com o G1, o objetivo será o de vender a metade da capacidade, em todas as regiões, ou seja, cerca de 1,1 milhão de barris/dia. Os planos devem ser submetidos ao Cade. A Petrobras também está avançando no plano de venda de participação da BR Distribuidora.
“Monopólio é incompatível com uma sociedade livre, democrática. Em primeiro lugar, o exercício de poder do monopólio restringe a liberdade de escolha do cidadão. E, em segundo lugar, o monopólio não é bom para o monopolista, que tende a ser mole com relação a custos, porque sabe que vai transferir para o consumidor final”, afirmou o executivo.
Castello Branco também informou que não há estudos para desenvolver uma nova fórmula de preços, por exemplo, que tome em consideração médias móveis ou de mecanismos para mitigar os possíveis altas no diesel. Em regra, vale a busca da paridade internacional. A estratégia, no entanto, pode mudar, porque a gestão da empresa é “dinâmica”, explicou o executivo.