A profissão vai além do atendimento no balcão
Definir as funções do farmacêutico no ambiente de trabalho é mais difícil do que parece, uma vez que a profissão tem ampla atuação dentro do setor de saúde. Mas, em suma, o responsável técnico da farmácia ou drogaria desenvolve atividades clínicas e não clínicas. De acordo com o relatório “Perfil do farmacêutico em Portugal”, publicado pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), o 64,1% dos profissionais que trabalham em algum tipo de farmácia ou parafarmácia centram-se na gestão, realizando atividades de controle de estoque e compra de medicamentos.
Na área técnica, 89,6% atuam na dispensação de medicamentos. No que se refere às funções do farmacêutico em atividades clínicas, 27% afirmaram que prescrevem e 17,8% praticam serviços de assistência farmacêutica.
“O farmacêutico é um profissional da saúde que tem ações para o uso racional dos medicamentos e para a eficácia da terapia do paciente. E essa eficiência não só está relacionada com a garantia de que o remédio vai fazer efeito, mas também está ligada ao processo de saúde e doença, o tratamento com este medicamento e o contexto social e psicológico do paciente”, explica a assessora técnica do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), Danyella Domingues.
Fonte: Revista Guia da Farmácia, edição 302
Foto: Shutterstock
Compartilhar:
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique aqui para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Compartilhe no Google+(abre em nova janela)
- Clique aqui para enviar por email a um amigo(abre em nova janela)
funções do farmacêutico CFF Conselho Federal de Farmácia Perfil do farmacêutico no Brasil
Fonte: guiadafarmacia.com.br/quais-sao-as-atribuicoes-do-farmaceutico-no-brasil