Brasileiro usa os rótulos de embalagens para identificar alimentos saudáveis – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

A pesquisa mostra que a preocupação com a saúde é que a população saiba mais sobre os produtos

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais seletivos com os alimentos e têm buscado muita informação no rótulo das embalagens. Um estudo recente desenvolvido na América Latina, por Kerry, líder mundial em Taste & Nutrition, sobre “Etiqueta Limpa” revelou que os dados mais procurados pela população do País nas tabelas nutricionais são: sódio (75%), gorduras (75%), calorias (68%), açúcar (65%) e colesterol (41%). “Os brasileiros estão preocupados com a saúde e buscam alternativas saudáveis para a alimentação”, diz a diretora de nutrição da empresa para a américa latina, Alexandra Rullan.

Tal demanda por saudabilidade faz a população ficar atenta à composição dos produtos industriais, lendo atentamente as etiquetas das embalagens, e em busca de encontrar a informação em projetos simples e de fácil compreensão. A terminologia “Etiqueta Limpa”, na indústria alimentícia, descreve esse desejo dos consumidores de conhecer melhor a composição dos alimentos (desde o cultivo dos ingredientes até que o processo de fabricação dos mesmos). É uma verdadeira busca do natural, já que “Etiqueta Limpa” representa um futuro com ingredientes mais saudáveis, nutritivos e sustentáveis.

A pesquisa de Kerry, mostrou que a maioria dos brasileiros lê o rótulo da embalagem dos produtos, enquanto que 24% dos que lêem sempre e 30% regularmente. Mas a compreensão dos dados ainda não é plena: 80% dos brasileiros afirmam que entendem apenas alguns dos ingredientes presentes nos rótulos, 20% compreende todos e um 1% de nenhum deles. Na segmentação por gênero, 84% das entrevistadas entende a algum ingrediente, 14% e 2% nenhuma. Já os homens, 75% compreende alguns e 25% de todos os ingredientes de etiquetas.

O estudo também identificou quais são os produtos que os brasileiros entendem como de menor valor nutricional. Os campeões da lista foram: bebidas (13%), biscoitos (8%), snacks (5%), sucos industrializados (5%), embutidos (4%) e sopas instantâneas (4%). Outra questão que interfere diretamente no consumo de alimentos e bebidas no Brasil é a opinião dos chamados fatores de influência. Segundo a pesquisa, 60% dos entrevistados consideram os especialistas como agentes decisivos. Entre os brasileiros com mais de 65 anos, os nutricionistas e médicos influenciam 69% e 68%, respectivamente, no momento da compra. Além disso, a família é considerada de grande influência, sendo seguido por seus amigos e portais de internet.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

Pesquisa: o brasileiro se informa antes de comprar suplementos e vitaminas

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/brasileiro-usa-marca-de-embalagens-para-identificar-alimentos-saudáveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *