Sindigás ” Leilão para fornecimento de energia para o estado de Roraima já tem 156 interessados – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

O leilão para fornecimento de energia para o estado de Roraima já tem 156 interessados

Posted By : Comments Off

Fonte: epbr

A Empresa de Pesquisa Energética (EPE), informou hoje (1) 156 empreendimentos se cadastraram para o leilão de serviços de energia no estado de Roraima. Os projetos somam 6 gigawatts (GW) de capacidade instalada. A previsão é de que o leilão seja realizado até o dia 31 de maio.

Nesta sexta-feira (1), o Ministério de Minas e Energia (MME) publicou as regras para a realização do leilão. De acordo com o despacho, o início do fornecimento de energia se dará em 28 de junho de 2021.

O concurso que vai contratar dois tipos de produtos: a força e a energia. Na modalidade de potência, está prevista a contratação de dois subprodutos, gás e renováveis, e outro, de outras fontes. No primeiro subproduto, serão contratadas soluções de fornecimento que tenham como fontes primárias de gás natural e renováveis, com a conclusão de fornecimento em 27 de junho de 2036. O subproduto de outras fontes serão contratadas outras soluções não enquadradas nas opções anteriores, com a conclusão de fornecimento em 27 de junho de 2028.

Os interessados no leilão podem considerar em suas propostas, as perdas elétricas até o ponto de entrega e até mesmo perdas internas e o consumo interno da empresa. O edital com as regras de contratação de energia e de potência para a atenção a Boa Vista e localidades conectadas, no estado de Roraima, estará em audiência pública até o dia 29 de março.

Roraima é o único estado que não está ligado ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Desde julho de 2001, grande parte do estado, incluindo a capital, Boa Vista, é fornecida a energia elétrica proveniente da Venezuela, por meio de um sistema de transmissão está localizado na parte em território venezuelano e parte em território brasileiro. O resto da energia é proveniente de usinas termelétricas.

Linhão
Na quarta-feira (27), o governo anunciou que, para resolver o problema de abastecimento de energia no estado, será o marco para a obra do linhão de transmissão Manaus-Boa Vista, conhecido como linhão de Tucuruí, como de interesse da política de defesa nacional. A obra vai ligando o estado ao PECADO.

Com a declaração de interesse nacional, o governo poderia acelerar os passos para que o projeto receba a licença ambiental. A intenção do governo é que as obras de construção do linhão que se iniciem a partir do dia 30 de junho. A expectativa é de que se completem três anos depois do início.

Fonte: www.sindigas.org.br/novosite/?p=14074

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *