Avaliação dos dados e a transformação das lojas físicas estiveram entre os temas de debate
O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo E Mercado de Consumo (Ibevar) promoveu, hoje em dia, em São Paulo, o evento Pós-NRF 360 Graus. O encontro teve a ideia de apresentar os principais insights do Retail’s Big Show NRF 2019, considerado o maior evento de varejo do mundo, e que se levou a cabo entre os dias 13 e 15 de janeiro, em Nova York. Segue, abaixo, as tendências identificadas pela diretora executiva do Ibevar, Patricia Cotti:
1. Experiência digital
Se deu conta, durante o evento, que os paradigmas sobre a experiência do consumidor mudaram ao longo dos últimos anos. Desde 2005, por exemplo, Patricia lembre-se de ser comum relacionar a loja física com a experiência e o e-commerce com conforto. No entanto, com o passar dos anos, as lojas físicas, em muitos casos, apenas serviram de ponto de entrega para o e-commerce e os esforços em melhorar a experiência digital. Mas, ao passo que nas lojas físicas tornam-se pontos de distribuição, todo o trabalho de redução de estoque, defendido por aqui, cai por terra, dando lugar a novos conceitos.
2. Omnichannel
No evento Pós-NRF do Ibevar, Patricia trouxe algumas reflexões sobre o omnichannel, conceito que defende a integração entre os mundos físico e virtual. No entanto, a integração, no caso das empresas já existentes, pode ser tão traumática que, muitas vezes, segundo comenta a especialista, seria mais fácil criar uma terceira empresa, uma nova marca, tendo em conta este conceito.
3. Importância dos dados
O uso de dados é o futuro, segundo disse Patricia. Depois de tudo, apenas com o conhecimento sobre o consumidor, identificando suas preferências, é possível melhorar a experiência de compra e a agregação de valor real ao processo de venda. Além disso, o consumidor quer, hoje em dia, conhecer a origem dos produtos que consome, procedência, ingredientes, e tudo isso está relacionado com uma boa análise de dados. A inteligência dos dados também é valorizada no mundo dos negócios. Algumas lojas têm utilizado, inclusive, dados sobre os produtos mais procurados no e-commerce para colocá-los em evidência nas gôndolas das lojas físicas, praticamente em tempo real.
4. Valorização dos colaboradores
Avaliação dos clientes não é suficiente para ter sucesso. De acordo com Patricia comentou no evento Pós-NRF, a valorização dos colaboradores das empresas também tem sido um tema muito abordado durante o Retail’s Big Show. Especialistas defendem que somente quando os empregados se sentem reconhecidos no sucesso possível. Diversas empresas têm investido pela classificação do equipamento e para que estejam cada vez mais envolvidos com os negócios da empresa. Há, ainda, movimentos para classificar as pessoas por trás da marca, e não apenas os produtos.
5. Market places
Patricia comentou o sucesso e a chegada do market places, que foi consagrado por alguns modelos por todo o mundo, marcado por grandes empresas. O do Alibaba (conhecido no Brasil por AliExpress) apresenta-se como uma plataforma de dados para fazer negócios; JD.com a plataforma na china, destaca-se pela entrega rápida; e a da Amazon, que se define como varejo, e tem os market places como espécies de correntes dentro de sua plataforma. Aqui no Brasil, segundo analisou o especialista do Ibevar, market places ainda são muito vistos como uma forma de oferecer uma solução completa para o cliente, com um maior mix de produtos, e você espera para ver qual é o caminho, este segmento deve tomar por aqui.
6. Fortalecimento do mobile
Comprar através da aplicação dentro da loja física, e de receber as compras em casa, em pouco tempo, já é uma realidade em alguns de vendas no varejo por todo o mundo. Muitas lojas, inclusive, já não aceitam mais o dinheiro como forma de pagamento.
Fonte: Guia da Farmácia
Foto: divulgação NRF 2019
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Fonte: guiadafarmacia.com.br/pós-nrf-insights-do-ibevar-sobre-o-principal-evento-de-varejo-do-mundo