Efeitos do endomarketing – ASCOFERJ | Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

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Efeitos do endomarketing

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Os empreendedores de sucesso devem estar atentos para inserir no planejamento de farmácias estratégias de comunicação referentes à identidade da marca e os valores da empresa, para que os funcionários internalizem esses conceitos e se multipliquem para seus consumidores.

Endomarketing é um conceito que tem sua origem na administração, tendo como objetivo projetar e implementar acções especificamente dirigidas aos empregados, para que tenham uma visão positiva da empresa em que trabalham e divulgam esta visão para novos clientes internos e externos.

Estas ações de marketing interno – também chamadas de marketing interno – são estratégias para gerar maior participação dos empregados nas mudanças mensuráveis, promovendo a comunicação interna e as contribuições individuais e em equipe. A percepção interna dos funcionários influencia diretamente na visão dos clientes externos. No Caso de que esta opinião seja negativa, vai causar impacto de errado com os resultados das empresas.

Até mesmo empresas consideradas inovadoras e de marca de renome no segmento em que atuam, podem ter a imagem arranhada por um funcionário insatisfeito, desanimado e que não tenha sido treinado para o nível técnico e de comportamento para exercer sua função.

A importância do marketing interno tornou-se uma referência em uma das frases mais conhecidas do empresário Walt Disney, que foi visionário ao entendimento do valor do capital humano e tornou-se um caso de sucesso por estimular a reflexão sobre a frase: “Você pode criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisa de pessoas para transformar esse sonho em realidade”.

A comunicação interna, que envolve os processos de informação, é uma parte estratégica do marketing interno, já que uma comunicação transparente é essencial para o sentido de pertença do empregado. O objetivo desta comunicação é informar os funcionários sobre as ações da empresa, como lançamento de produtos, participação em eventos, datas comemorativas, processos de alianças, mudanças internas, além de transmitir as orientações estratégicas, como a missão, visão e valores.

Um processo fundamental para a implementação das ações de marketing interno é a pesquisa organizacional. Essa busca interna tem como finalidade conhecer os colaboradores e suas percepções sobre a empresa em que trabalham. Com esta informação avaliadas, o próximo passo é planejar estratégias de melhorias nos processos e gerar bem-estar entre os colaboradores que compõem a equipe, em todos os níveis hierárquicos. Essas ações devem estar vinculadas às necessidades identificadas na pesquisa.

Ações de capacitação técnica e de comportamento também contribuem nos processos de desenvolvimento do colaborador e seus desafios, como pessoa e profissional. Esses exercícios melhoram o grau de satisfação, porque você vai sentir que a empresa acredita e investe nele.

É um grande diferencial investir para manter o endomarketing atualizado e ativo dentro da empresa. De forma contínua, é necessário agendar reuniões em que se apresentam os resultados da empresa, palestras e vídeos motivacionais, premiações, plano de carreira, avaliação de desempenho, programas de benefícios, pesquisas internas de satisfação. Pouco a pouco, essas ações podem ser implementadas para reter profissionais motivados para contribuir para a renovação da empresa.

Por Lucia Gadelha (Consultora em Recursos Humanos e Treinamento de Líderes)

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Fonte: ascoferj.com.br/noticias/os-efeitos-do-endomarketing

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