Como a Amazon tem ameaçado o varejo farmacêutico? – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

Redes como Walgreens e CVS já viram suas receitas sofrer com a subida da empresa

Redes de farmácias, como Walgreens e CVS já viram suas receitas da venda de varejo de sofrer com a subida da conveniente Amazon. E o interesse da Amazon em interromper as lojas físicas da farmácia é de décadas. Em 1999, a Amazon comprou 40% da Drugstore.com (na época, uma empresa de pré-produto e pré-receita). Em 2016, supostamente recebeu suas primeiras licenças para a venda de produtos farmacêuticos e medicamentos de várias diretorias estaduais dos Estados Unidos. Em 2018, a Amazon deu mais um passo em direção a ganhar espaço neste espaço notoriamente complexo e altamente regulado: adquiriu a PillPack em um negócio avaliado em cerca de US$ 750 milhões.

O PillPack a entrega de medicamentos para os usuários diretamente na casa do consumidor. Notavelmente, a empresa envia comprimidos em bolsas de estudo pré-selecionadas para serem tomadas em horários específicos do dia. Além de enviar medicamentos, o PillPack inclui folhetos informativos que indicam quando tomar cada um dos medicamentos, quando o lote atual de renda cessará quando esperar a próxima remessa, entre outras informações.

Um relatório de CB Insights descreve como o modelo da Amazon pode ser uma ameaça para o setor. Da seguinte forma:

1. Mais conveniência

O processo de enchimento de uma receita em uma típica loja física da farmácia é – entre chegar ao hotel, em um horário limitado e esperar na fila, muitas vezes, ineficiente e lento. O modelo da Amazon tem como objectivo limitar o esforço que os pacientes devem pagar, além de obter renda para eles dentro de um ou dois dias.

2. A experiência do cliente

Reclamações de usuários de farmácias especializadas sobre os erros, atrasos, políticas confusas e mal serviço ao cliente são comuns há anos. A vantagem de a Amazon está presente em suas duas décadas de experiência em logística de comércio eletrônico – isso pode ajudar a evitar erros de entrega, de vital importância para atender as pessoas com necessidades complexas de medicação.

3. Realização de alianças

A Amazon está trabalhando com o holding Berkshire Hathaway e o banco de investimentos JPMorgan em um estabelecimento de assistência médica conhecida como Haven, que tem como objetivo simplificar os serviços de saúde. Embora pouco se tem divulgado sobre a estratégia de Haven, um testemunho do então presidente de Jack Stoddard afirmou que o objetivo inicial é “simplificar o plano de seguro de saúde”.

4. A Base de clientes já existente, e dos recursos de distribuição

A CVS anunciou uma experiência em entrega de medicamentos, oferecendo US$ 4,99 para entrega no dia seguinte. Mas com os assinantes de 100M Prime – condicionados a esperar a entrega gratuita e rápida em virtualmente qualquer bem – Amazon provavelmente será colocada para oferecer uma melhor distribuição da CVS ou de outras redes de farmácias.

5. A presença do Amazon em lojas físicas

Quando a Amazon adquiriu a Whole Foods em 2017, também adquiriu cerca de 450 lugares físicos onde, teoricamente, poderia prescindir dos requisitos da mesma forma que o CVS e Rite Aid fazem. Essas lojas também podem servir como centros de distribuição de medicamentos por meio de um serviço como o Prime Now, semelhante à forma como a Amazon oferece a entrega de mantimentos no Whole Foods no mesmo dia. A Amazon também anunciou planos para uma nova cadeia de supermercados, separada da aquisição de Whole Foods. Estas lojas são mais como supermercados convencionais e podem conter farmácia – para a coleta de receita na loja ou como hubs para um serviço de entrega local.

6. Distribuição simplificada

As ambições da Amazon em farmácias podem não acabar apenas com a entrega de medicamentos. A cadeia de abastecimento farmacêutica envolve todos os tipos de intermediários, cada um dos quais recebe uma parcela dos lucros, à medida que as drogas vão do fabricante para o usuário final – o tipo de modelo de negócios confuso com o que a Amazon tem especial experiência na desestruturação.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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Fonte: guiadafarmacia.com.br/como-da-amazon-tem-ameacado-o-varejo-farmaceutico

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