A facturação das farmácias cresce 11,76% e atinge R$ 120,3 bi no País – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

No mesmo período, em 2018, o crescimento das redes associadas à Febrafar alcançou 19,14%

De acordo com dados da IQVIA fornecidos pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), a facturação das farmácias, durante os 12 meses de 2018 chegou a R$ 120,3 milhões, alta de 11,76%, comparado com o mesmo período do ano anterior. “O mercado farmacêutico tem crescido de forma sistemática na faixa de dois dígitos e muito acima do Produto Interno Bruto (PIB). Comparando 2017 com o 2016, o aumento havia sido de quarto trimestre 12,08 longe%. Considerando que, em 2018, o PIB brasileiro deve ser em torno de 1% a 2%, o resultado é bastante positivo e que este mercado ainda é promissor”, comemora o presidente da Febrafar, Edison Tamascia.

Resultados das Redes Associativistas

Este resultado, a facturação das farmácias associadas à Febrafar teve destaque. No mesmo recorte, estas redes cresceram 19,14%, saindo de um faturamento de R$11.249.574.733,70 a r$13.403.271.477,16. “Vemos que as farmácias das redes associadas à Febrafar que estão usando as ferramentas de gestão disponíveis da entidade estão se destacando, já que passam por uma maior profissionalização. Elas se dão conta de como é o mercado, e crescem acima da média”, considera Tamascia.

Projeção para o ano de 2019

Além disso, de acordo com Tamascia, para 2019, as previsões de crescimento da facturação das farmácias devem manter-se nas mesmas meias: com o mercado farmacêutico, em geral, crescendo cerca de 10% e associativistas 20%. “Para o ano de 2019, há alguns paradigmas a serem descobertos em função de um novo governo, com uma proposta diferente e algumas incertezas. No entanto, devemos ter um PIB nos últimos quatro anos, com uma economia mais pujante. Tomando esta questão, não se deve ter muita mudança nos rumos atuais do mercado”, afirma o presidente da Febrafar.

Um dado que se observa na análise do mercado é que o crescimento só será consistente se este se dá em função da profissionalização das lojas, e não só na abertura de novas lojas. Com base nisso, Tamascia faz um alerta. “Para os empresários independentes, se não acompanhar a evolução do mercado, da situação de dificuldade. Com a mudança no comportamento e nas exigências do consumidor, se você não se adapta e se mostrou competitivo em preços e qualidade, possivelmente passará por dificuldades”, analisa.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

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Fonte: guiadafarmacia.com.br/faturamento-as-farmácias-em-2018

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