10 dicas para o cuidado da pele durante o carnaval – Guia da Farmácia – Imã de geladeira e Gráfica Mavicle-Promo

De acordo com o aviso da SBD, alguns dos produtos típicos desta época podem causar danos à saúde

O carnaval está chegando e as festas são marcadas pelas fantasias criativas, maquiagem de cor e muito brilho. Mas, vale a pena lembrar aos participantes de que alguns dos produtos de forma incorreta podem causar sérios danos à pele e, principalmente, à saúde. “O mais importante das atividades na rua, durante o dia, é usar filtro solar. No caso de maquiagens e pinturas, o ideal é utilizar produtos específicos para a pele, evitando alergias. Já para evitar problemas nos pés, como as bolhas, recomenda-se escolher sapatos confortáveis, evitando saltos, sandálias de tiras e sapatos novos”, adverte a dermatologista e coordenadora do departamento de Dermatológica Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Dra Alessandra Romiti. Segue, abaixo, as principais recomendações da organização e alerte os consumidores de farmácias.

1. Protecção solar

Para prevenir as queimaduras solares, durante o carnaval, deve-se usar chapéu, óculos de sol e filtro solar com FPS30, no mínimo, e reaplicar a cada 2 horas, já que o produto sai com o suor. A preferência é para os filtros solar físicos (com cor), o que proporciona uma maior aderência à pele; ou aqueles adequados para o esporte, que têm durabilidade e maior resistência ao suor. Se possível, vale a pena usar camisa para proteger o corpo, principalmente nos ombros.

2. Horários de risco

Vale tentar programar para acordar cedo e aproveitar até as 10: 00, fora das horas de pico do sol. Outra dica é deixar para desfrutar da festa depois das 16: 00 horas.

3. Fantasias, maquiagens e roxas

Escolher roupas leves e não exagere na maquiagem. Utilizar as marcas e brilhos de marcas de confiança para evitar a dermatite de contato e alergias.

4. Espumas, tintas e sprays

As espumas utilizadas no carnaval costumam conter substâncias tóxicas. Portanto, deve-se ter cuidado, já que o contato com a pele pode causar uma reação alérgica. Já as tintas podem causar dermatite de contato. Em relação aos aerossóis para a coloração do cabelo, podem causar ardor ou comichão após a aplicação. Depois de usar algum desses produtos e desenvolver qualquer tipo de irritação, a recomendação é lavar a área afetada imediatamente e, em casos de agravamento, procure um dermatologista associado à SBD (http://www.sbd.org.br/associados/).

5. Cuidado especial com as crianças

Se a ideia é levar as crianças para o bloco ou na praia, vale tomar alguns cuidados com os pequenos, evitando fantasias com tecidos sintéticos, que aquecem e podem causar alergia; aproveitando fantasias que tenham chapéus, principalmente os de aba larga; e não deixando as crianças com roupas molhadas para não causar micoses. Essas dicas servem também para os adultos.

6. Atenção às queimaduras

Sempre que entrar em contato com frutas cítricas (limão, tangerina e caju), seja in natura, sucos ou pás de gelo, lavar bem a área com água e sabão e aplicar o protetor solar na região antes da exposição solar para evitar queimaduras e manchas.

7. Cuidados com os pés

Proteger os pés de calosidades, traumas e o risco de cortes. Usar sapatos confortáveis, solto ou o ténis. Se você tem bolhas nos pés, o melhor a fazer é não fazer explodir para não infeccionar e proteger o local com um curativo e usar sapatos que não causem atrito na região.

8. Picada de inseto

Não se esqueça de passar repelente. Deve ser aplicado por cima do filtro solar e de roupas. O produto deve ser reaplicado da mesma forma.

9. Atenção redobrada com a hidratação

Durante o verão e as festas de carnaval é muito comum que as pessoas comecem a suar mais. A desidratação é o principal sintoma de excesso de suor, então, é aconselhável beber muita água.

10. Infecções De Transmissão Sexual (Doenças Sexualmente Transmissíveis)

As doenças de transmissão sexual podem trazer uma série de danos à saúde. Por isso, não se deve esquecer o preservativo para evitar doenças como a Sífilis, HPV, HIV, Hepatite B e C.

Fonte: Guia da Farmácia

Foto: Shutterstock

20% das brasileiras não cuidam adequadamente da saúde sexual

Compartilhar:

Fonte: guiadafarmacia.com.br/cuidado-com-a-pele-em-o-carnaval

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *